domingo, 28 de outubro de 2007


Texto: A organização dos conteudos e as metodologias de trabalho

1. Defina com suas palavras o que são temas geradores?
Tema gerador são temas que motiva e ajuda a despertar o interesse do aluno, a exploração e a reflexão de idéias no meio em que vive.

2. Descreva os tipos apresentados na seleção dos tema geradores.
- Temas ciclicos: originam-se de festas; eventos ou comemorações periodicamente celebradas.

- Temas geradores pelas crianças, familias, professores e outros profissionais: temas ligados a realidade vivida pela criança.

3. Explique cada uma das diretrizes a serem adotadas no desenvolvimento dos temas geradores.

a) Permitir sempre a manifestação da curiosidades infantil, conciliando os interesses individuais de certas crianças com o tema explorado: os temas deve passsar a gerar atividades bem diferentes uam das outras, de modo a ampliar o universo de conhecimento da crinaça. Procurando variar os subtemas tratados; levando em consideração os interesses do grupo enquanto coletivo.

b) Quebrar preconceitos, evitando a imposição de modelos abstratos: é importante fazer com que a criança compreenda as diferentes natureza que caracteriza nossa sociedade.

c) Imprimir aos temas uma visão flexível e ampla, e ao mesmo tempo contextualizada: a preocupação como tema é importante pois deste ddepende o dinamismo do curriculo e a compreensão das crianças quanto ao movimento e as transformações que caracterizam o mundo fisico e social.

d) Garantir a criatividade no tratamento dos temas: alguns temas ciclicos tem relação a certos rituais, que precisam ser superados a fim de evitar a cristalização de dogmas ou de valores acriticos.

e) Favorecer o acessodas crianças aos conhecimentos cientifico em jogo nos diferentes temas: esse ponto é importante porque a exploração do tema não fica limitado à experiência direta e ao senso comum.

f) Variar a duração dos temas de acordo com a sua amplitude e com o interesse da turma: os temas podem durar uma ou mais semanas dependendo de sua abrangência, envolvimentoe interesse da criança.

g) Articular as diferents areas do conhecimento em função e no interior do tema: o planejamento curricular precisa dar conta desse dinamismo, favorecendo a ampliação daquilo que as crianças já conhecem em relação a comunicação e expressão, sem fragmentar esses conhecimentos mas inversanebte integrando-os, desenvolver cada tema tema, as crianças poderão recontri-los nas diferentes atividades ( jogos).

4. Escolha um tema e elabore um plano de aula no modelo do tema gerador.

Tema gerador: O homem e suas diferenças

Conhecimento social:
- Reconhecimento e valorização da diversidade dos grupos sociasis em relação a etnia e à cultura ( organização familiar; habitos e costumes; festividades; formas de trabalho; relação com a natureza; valores).

Conhecimento natural:
- Identificação di homem como um animal e suas necessidades (alimento, água, ar, calor, luz);
- Conhecimento do corpo humano (partes do corpo humano; o corpo por dentro);
- Exploração dos orgãos dos sentidos;
- conheimento das etapas da vida-desenvolvimento.

Conhecimento lógico- matemático:
- Organização de classes de elementos segundo os atributos de: cor, forma, dimensão, posição, quantidade, textura, sabor, perfume (odor), som, peso;
- Equivalência entre séries, igualdade e diferença;
- Exploração e conecimento do esquema corporal, da lateralidade e localização no espaço em relação a outro objeto.

Conhecimento linguístico:
- Ampliação do vocabulario;
- Interção através da linguagem;
- Conhecimento das varias modalidades de linguagem;
- Narração, reprodução e criação de história;
- Exploração, reconhecimento e reproduçao de sons.

Nenhum comentário: